sexta-feira, 22 de abril de 2011

Com apoio da FUNCEB, o PROJETO TEATRO E HISTÓRIA POPULAR levou teatro e reflexão a quatro comunidades populares.

O projeto TEATRO E HISTÓRIA POPULAR da ONG Cultural Maktub Performances, levou espetáculo e 3 oficinas teatrais a quatro comunidades populares (Comunidade Hernani Sá, Tupinambá de Olivença, Comunidades Assentadas Frei Vantuy em Ilhéus e Terra Vista em Arataca) de janeiro a março de 2011.

Com o apoio financeiro através de edital do Calendário de Apoio da FUNCEB, o grupo de teatro MAKTUB PERFORMANCES, atuante na região com o projeto “Ilheenses Amados” há sete anos em cartaz, teve condições de compartilhar com comunidades populares, a ferramenta teatral contra os sistemas opressores, tema oficial das 3 oficinas realizadas. Este trabalho já era realizado apenas em grupos de teatro periféricos e com recursos do próprio grupo que sempre se preocupou com a pesquisa e fomento da arte teatral e com a temática de seus trabalhos. O público atingido foi de mais de 375 pessoas de idades variadas entre 5 e 70 anos.

No bairro Hernani Sá, o projeto teve uma ótima receptividade e contou com o apoio da Cáritas - Ilhéus e da Associação de moradores do bairro Hernani Sá. Esta foi a primeira comunidade visitada, e teve um público de extrema qualidade que dialogou com os atos pedagógicos e com a temática do espetáculo.

Já na comunidade Frei Vantuy, o público na maioria foi de trabalhadores rurais. Lá também, foram possíveis diálogos diretos e claros sobre a ferramenta teatral como mecanismo contra os sistemas opressores. Os membros das comunidades contribuíram muito no relato de suas vivências e perceberam a aplicabilidade das técnicas teatrais nas situações cotidianas. Nesta ocasião, a TV Santa Cruz, produziu duas excelentes matérias sobre o projeto exibidas no dia 05/02/11 em seus dois telejornais.

Na comunidade Terra Vista, o projeto teve um grande público no espetáculo em sua maioria estudantes que interagiram com os atores e histórias em cena. Nesta comunidade o Colégio Estadual Milton Santos recebeu e apoiou muito bem o projeto.

A última comunidade contemplada foi a indígena Tupinambá de Olivença. Segundo professores da escola Indígena, aquela foi a primeira vez que um espetáculo era apresentado ali e foi também o primeiro contato dos alunos indígenas com oficinas de teatro.

As três oficinas: de Improvisação, Técnicas de Dominação e Jogos de Status, que foram realizadas oportunizou a todos compartilharem de todas as informações.
Além da FUNCEB, o projeto contou com o apoio do Projeto de Teatro Popular e Interculturalidade da UESC, Armarinho Guimarães – Loja 01, Revele – Ilhéus e Inforlazer.

FÁBIO NASCIMENTO: 73-9964-0803 / 8859-4961 / 8165-2461
E-MAIL: fabyo_kallil@yahoo.com.br e fabyo_kallil@hotmail.com
ORKUT: Grupo Maktub Performances e Fábio O Coronel Horácio
BLOG: http://grupoteatralmaktubperformances.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário